sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Severino Araújo e Moacir Santos, músicos da Tabajara nos anos 30 e 40

Na década de 1990 quando trabalhava na pesquisa para o livro Tabajara - A Rádio da Paraíba (lançado em 2002), tive a grata oportunidade de entrevistar dos mestres da música instrumental, aliás, os dois nascidos em Pernambuco. Estou falando dos maestros, arranjadores, compositores e instrumentistas Severino Araújo e Moacir Santos. Dois músicos contratados pela Rádio Tabajara nos anos 30 e 40.

A entrevista de Severino Araújo foi na noite do sábado 28 de setembro de 1996, em um restaurante de João Pessoa,antes do baile da Orquestra Tabajara no Clube Cabo Branco. No domingo, 29, a Big Band já estava no Rio de Janeiro em mais um baile, o de número 13.142.  Naquele ano o maestro tina 76 anos. Nascido em Limoeiro-PE, em 1917, agora em 2011 vai completar 95 anos em abril, dia 23.

Áudios desta entrevista vou postar aqui neste blog, em breve. O jornal A União publicou na íntegra minha conversa com Severino Araújo na edição do dia 4 de outubro de 1996. Uma página inteira no caderno de cultura.

O maestro nos falou da origem da Orquestra Tabajara, seu ingresso nela, em 1937, ano de fundação da Rádio Tabajara. Ele testemunhou a inauguração da PRI-4. Araújo falou ainda sobre sua ida para o Rio, os shows internacionais: 30 dias em Paris, em Montevideu foram 40 dias no carnaval em 1955), em Buenos Aires a temporada foi no ano de 1961, ano em que nasci.

Severino falou ainda sobre o contrato com a Rádio Tupi, no Rio, na Rádio Mayrink Veiga, Rádio Nacional e TV Rio.

A entrevista com o saxofonista, compositor, arranjador e maestro Moacyr Santos foi na casa de parentes seus no bairro de Jaguaribe em uma de suas viagens de férias. O mestre morou mais de 30 anos nos Estados Unidos onde fez muito sucesso. Em 2001 lançou no Brasil o CD Ouro Negro, pela Universal.

Moacir Santos foi contratado pela Rádio Tabajara no ano de 1946, quando substitui Severino Araújo que havia ido embora para o Rio de Janeiro.

Em reportagem de Elinaldo Rodrigues, no Jornal da Paraíba, em 5 de junho de 2001, Moacir Santos fala sobre sua trajetória no Brasil e nos Estados Unidos. O mestre fez parcerias com Baden Powell, Vinícius de Moraes, além de participações memoráveis em vários discos. O maestro ainda fez trilhas sonoras para filmes brasileiros.

O CD Ouro Negro tem a participação de Djavan, Milton Nascimento, Ed Motta, Gilberto Gil, Joyce, Muiza Adnet, Donato, Shiela Smith e do próprio Moacir. O mestre faleceu em 18 de julho de 2006, aos 80 anos de idade.


Josélio Carneiro, com fotos de seu arquivo

Um comentário:

  1. Alguém pode me dizer com exatidão onde nasceu o maestro Moacir Santos, ja li uma reportagem que diz ter nascido em São José do Belmonte outra em Serra Talhada e uma outra em Flores todas em Pernambuco.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir