terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Walter Lins, nos anos 50, integrou o Trio Jaçanã, no cast da Tabajara


Na foto, eu entrevistava Walter Lins, em 1996, na Radio Clube de Pernambuco


Na produção do livro 'Tabajara - A  Rádio da Paraíba', obra publicada pelo governo da Paraíba em dezembro de 2002, eu entrevistei diversos personagens da história da mais antiga emissora do Estado. Estive em Recife e nos estúdios da Rádio Clube de Pernambuco, entrevistei Walter Lins, um dos integrantes do conjunto musical Trio Jaçanã, que fez muito sucesso com Zé Pequeno, Marlene Freire, nos anos 50. O trio teve inicialmente Braulita Cavalcante e depois Penha Maria, Marlene Freire fez parte da última formação do trio.

Entrevistei ainda Ruy de Assis, Jacy Cavalcanti, maestros Severino Araújo e Moacir Santos, a acordionista Mércia Paiva, o poeta repentista Otacílio Batista, o Cantor Jorge Tavares(Palmolive), o radialista Geraldo Cavalcanti, Abelardo Menezes, o plantonista esportivo Ernani Norat, Francisco Ramalho, Ivan Bezerra, Airton José, a radialista Ana Paula, Walter Cartaxo, Clodoaldo Oliveira, além de Zé Pequeno e Marlene Freire.

O projeto do livro teve início em 1996, seria para comemorar os 60 anos da Tabajara no ano seguinte, mas, somente publiquei a obra em 2002.

Os demais textos do livro são depoimentos de ex-diretores da emissora e de profissionais da rádio. O prefácio coube ao então secretário de Comunicação do Governo, jornalista Luiz Augusto Crispim. Todas as entrevistas, os contatos, as pesquisas, fiz por conta própria, não houve patrocínio. Com o material concluído, tive o apoio do governo na reprodução de boa parte das fotografias e na impressão do livro na editora de A União. Ainda hoje a obra pode ser encontrada em algumas livrarias de João Pessoa a exemplo do Sebo Cultural.

Josélio Carneiro, com fotos de seu arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário