segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

1995 - A Tabajara no Adeus a Mariz

Naquele domingo 17 de setembro de 1995, os paraibanos se despediram do governador Antonio Mariz, que havia falecido às 18h45 do sábado 16, na Granja Santana, residência oficial do governador. Liderando um pool de 40 emissoras de toda a Paraíba, a Rádio Tabajara AM transmitiu cerca de nove horas de notícias sobre o acontecimento que enlutou o Estado.

As reportagens ocorreram durante o velório, no Palácio da Redenção, o cortejo e o sepultamento, no cemitério Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa. A cadeia de rádio foi a maior já formada na história da Paraíba.

O trabalho resultou no livro ‘O Adeus a Mariz’, uma publicação da parceria Rádio Tabajara, TextoArte e A União. O livro tem 167 páginas e algumas fotografias. A Tabajara transmitiu depoimentos, informações e narrações na ‘Cadeia da Solidariedade’.

Coube ao repórter Edmilson Pereira, transmitir ao vivo a notícia da morte do governador Antonio Mariz, através do senador Ney Suassuna, às 18h58 do sábado 16 de setembro. A confirmação da morte do governador veio logo em seguida na voz do secretário Walter Santos.

À época, o diretor superintendente da Tabajara era o jornalista Petrônio Souto. O jornalista e radialista Lenilson Guedes era o diretor de operações e Hélio Braga o diretor-administrativo. O jornalista Eraldo Nóbrega comandava A União. Sólon Benevides era o secretário-chefe da Casa Civil e o jornalista Giovanni Meireles, o coordenador de Comunicação do Governo Maranhão.

O livro ‘O Adeus a Mariz’ teve projeto e coordenação editorial do jornalista Fernando Moura, a revisão coube aos jornalistas Paulo Santos e Silvana Sorrentino. Antonio David assinou as fotos e Lenilson Guedes fez a transcrição e digitação das quase nove horas de transmissão. Em setembro de 1995 eu (Josélio Carneiro), repórter da Tabajara desde 1989, já estava à disposição da Secom-PB, na condição de chefe do núcleo de rádio. Não participei da transmissão, apenas ouvi alguns flashes e acompanhei o velório e a saída do cortejo fúnebre, testemunhando algumas colegas noticiando os fatos, ao vivo.


Na foto acima, o governador Mariz recebe no Palácio,  amigos da cidade de Sousa, entre eles, Inaldo Leitão. 

Nos estúdios da Tabajara se revezavam na locução como âncoras: Geraldo Cavalcanti (que faleceu recentemente), Germano Barbosa, Petrônio Souto, Lenilson Guedes, Airton José, Hermano Ponce (já falecido), e Carlos Antonio, o grande nome da Tabajara que comando por muitos anos o programa Show das 13. Na reportagem atuaram Assis Mangueira, Lenilson Guedes, Biu Batista, Edmilson Pereira e João de Sousa. Diversos técnicos de externa e operadores de áudio tornaram possível a transmissão que envolveu ainda motoristas, telefonistas e outros funcionários da emissora oficial do governo.
 Nesta foto governador Mariz recebe em audiência no Palácio da Redenção, um grupo de empresários sob a liderança de João da Mata.

   
Por Josélio Carneiro
Fotos: capa do livro O Adeus a Mariz e arquivo pessoal de Josélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário