segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jacy e Jonildo Cavalcanti, dois grandes nomes do rádio paraibano

As fotos de hoje são dos irmãos Jacy e Jonildo Cavalcanti. Dois grandes nomes da radiofonia paraibana. Jonildo comecei a ouvir ainda criança em Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, quando nas primeiras horas da manhã ele 'acordava' os trabalhadores com seu programa 'Bom Dia Trabalhador'. Nesta época, final da década de 1960, existiam poucas rádios no Nordeste e, claro, todas AM. A tabajara tinha longo alcance, era ouvida em diversos municípios de estados vizinhos da Paraiba.

Jonildo Cavalcanti, 'o filho de Seu Severino', o rei do Sertão, assim ele se apresentava ao balançar o chocalho acordando os ouvintes. Era um programa com músicas regionais e marcou época no rádio paraibano. Conheci Jonildo pessoalmente quando ingressei na Tabajara em 1989. Na foto abaixo ele recebe de minhas mãos uma plaquete, homenagem da Assert - Associação dos Servidores da Rádio Tabajara. Sou um dos fundadores da entidade e fui seu presidente por dois mandatos. A homenagem se estendeu a cerca de quinze nomes da emissora no aniversário de 58 da Tabajara, no ano de 1995.

Nesta segunda foto eu entrevistava o irmão de Jonildo, Jacy Cavalcanti, compositor e produtor de programas de sucesso na Tabajara. A entrevista ocorreu em 1996 para o livro Tabajara - 65 anos - A Rádio da Paraiba. Os irmãos já são falecidos e deixaram uma grande lacuna no rádio paraibano.

Jonildo deixou um herdeiro, Jonildo Cavalcanti Filho, há alguns anos dirigente da rádio comunitária Cruz das Armas 104 FM. Ele e outros dois irmãos dirigem essa emissora prestando um bom serviço à diversas comunidades em João Pessoa.


Josélio Carneiro, com fotos de seu arquivo

Um comentário:

  1. Meu pai com certeza foi um grande homem na radiofonia paraibana. Até hoje quando falamos em seu nome é lembrado por muitos como um homem de bom coração.
    p.s: apenas fazendo uma pequena correção , ele tem 2 filhas também !!!!

    ResponderExcluir