quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Temos dívida com a Orquestra Tabajara

A Orquestra Tabajara desde 1933, ano de sua fundação aqui em João Pessoa, tem sido instrumento de divulgação da Paraíba no Brasil e em vários países. O maestro, músico, arranjador, Severino Araújo, atuou na regência da orquestra até pouco tempo. 

Severino Araújo em foto de 1995, João Pessoa

Nascido aos 23 de abril de 1917, ele hoje está para completar 95 anos de idade. Seus irmãos estão à frente da Big Band mais famosa do Brasil. A Paraíba deve uma grande homenagem à Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara. Quem sabe a gravação de um DVD, ao menos, e aqui em João Pessoa. Seria um tributo e tanto.

Orquestra Tabajara na Funesc, agosto de 1999, inauguraçãoTabajara FM

Fica aqui minha sugestão para que a Rádio Tabajara crie um programa semanal somente para tocar discos da orquestra Tabajara. Este seria outro grande reconhecimento nos 78 anos da orquestra.


O maestro, em 1996, aqui na capital paraibana, em entrevista exclusiva, nos falou da origem da Orquestra Tabajara, seu ingresso nela, em 1937, ano de fundação da Rádio Tabajara. Ele testemunhou a inauguração da PRI-4. Araújo falou ainda sobre sua ida para o Rio, os shows internacionais: 30 dias em Paris, em Montevideu foram 40 dias no carnaval em 1955), em Buenos Aires a temporada foi no ano de 1961. Até hoje já são mais de 16 mil e 500 shows. Um recorde mundial.

A Orquestra Tabajara teve ainda contratos com a Rádio Tupi, no Rio, com a Rádio Mayrink Veiga, Rádio Nacional e TV Rio. Severino Araújo partiu para o Rio de Janeiro em 1945, após oito anos na Rádio Tabajara.


Josélio Carneiro, com fotos de seu arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário