sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Tabajaras do Ritmo

Carlos Pereira
                       Jornalista

    Num tempo em que brilhavam, pelo microfone da PRI-4, Rádio Tabajara da Paraíba, as vozes respeitadas e aplaudidas de Nelie de Almeida, Ruy Bezerra, Ruy de Assis e Teones Barbosa – dentre outras, o aparecimento daquele conjunto de 4 adolescentes foi um fato inusitado e surpreendente. Suas primeiras apresentações aconteceram – como sói acontecer – em programas de calouros, atração radiofônica logo depois copiada pela televisão. Se não falha a memória, coube a Gilberto Patrício (ou terá sido Pascoal Carrilho?), pela vez primeira, anunciar no palco-auditório da emissora da rua da Palmeira, Os Tabajaras do Ritmo.

Clique na foto para ampliar
 
Nascidos Nunes de Brito, todos com nome começado com W, pensava-se que ali estavam jovens vindos de família de músicos profissionais – como era comum à época. Lembre-se Pery Ribeiro (nascido de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira), Paulinho da Viola ou Edu Lobo, todos com genética musical autêntica. Mas, o quê? O pai, oficial da Polícia Militar, não participava sequer da Banda de Música da corporação, quando muito arranhava um violãozinho, de leve.

    Walderedo, Wilmar, Waldenice e Waldenira – esses os nomes dos adolescentes que resolveram ir à luta e, dos primeiros sucessos nas calouradas, conseguiram nos anos 50 e 60 do século passado, formar um dos melhores conjuntos vocais que a Paraíba já produziu. Suas apresentações que, aos poucos, foram saindo de João Pessoa e dos limites da Paraíba, proporcionaram ao quarteto aplausos dos mais merecidos em todos os palcos por onde andaram, aqui e alhures.

    Fazia gosto ouvi-los, afinados, bem treinados na voz e no conjunto, eles mesmos se acompanhando nos instrumentos musicais que dominavam com rara eficiência. Era, por assim dizer, presença obrigatória em todos os festivais de música que, naquele tempo, aconteceram em todo o nordeste. Na Festa das Neves, na Feira da Mocidade, no Recife, em Salvador e até em palcos do Rio de Janeiro, os Tabajaras do Ritmo se constituíram num dos melhores trunfos que a música paraibana já exportou, em todos os tempos.

    Naquele tempo não havia CD e até para gravar um LP (long-playing, para que não conhece) era preciso ter patrocínio. Quando muito a Rozemblit, do Recife, dava chance a artistas regionais e os Tabajaras do Ritmo gravaram e conseguiram até vender discos – o que foi uma inominável proeza.

    Ficaram na minha memória momentos inesquecíveis de enlevo e de sensibilidade quando ouvia os Tabajaras do Ritmo com atenção, com respeito e com a certeza de que aquelas músicas, escolhidas não por acaso, eram a melhor representação do que o Brasil mostrava na sua criatividade musical sem limites, principalmente nas canções de Tom Jobim, Lupiscínio Rodrigues, Cartola, Nelson Cavaquinho, Orestes Barbosa, Herivelto Martins, Jacob do Bandolim e tantos outros – ícones da um passado musical brasileiro inolvidável.

    Hoje, depois de tanto tempo em que o conjunto foi desfeito, cada um deles seguindo seu caminho em busca de profissões mais rentáveis, alegra-me escrever esta crônica ao som de um CD, gravado de forma amadorista, de uma descendente direta do conjunto: agora, aqui, no recôndito do meu estúdio, alimenta-me a sensibilidade e acrescenta-se à minha emoção, a voz doce e terna desta bela e jovem cantora: Lívia Nunes, filha da Waldenice – autêntica herdeira musical dos Tabajaras do Ritmo.

    Com ela, certamente, a bela história do magnífico conjunto dos anos 60, continua. Se vai ter o mesmo brilho de sua mãe e dos seus tios, só o futuro vai dizer.
                               
Foto: Tabajaras do Ritmo, reprodução do livro Rádio Tabajara, de Lourdinha Luna

4 comentários:

  1. Prezados,

    Sou filha de Valdenira (a mais nova do Tabajaras do Ritmo). Gostaria imensamente de ter acesso a alguma gravação ou recordação da época do conjunto. Vocês dispõem de algo?

    ResponderExcluir
  2. Tenho 79 anos,sempre admirei esse conjunto.Depois de certo tempo por felicidade minha cheguei trabalhar na Secretaria de Educação e Cultura,anos70.Desejo muito saber noticia de valdenice nunes
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Sou Neto de Waldenice. Infelizmente ela veio a falecer no ano de 2014, vítima de uma infecção generalizada. Obg pelo carinho.

      Excluir
  3. Como falei acima por felicidade minha cheguei a ser colega de trabalho na enta época dos anos 70

    ResponderExcluir