quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Exclusivo: Severino Araújo e seus irmãos visitam a Rádio Tabajara

Entrevistar o maestro Severino Araújo, em 1996, aqui em João Pessoa, foi uma satisfação imensa.  A entrevista, exclusiva para meu livro, foi horas antes do show que a orquestra faria no Clube Cabo Branco. Não fui a esse baile, o de número 13.141. A segunda vez que o encontrei foi  com a Orquestra Tabajara, na Praça do Povo do Espaço Cultural, em agosto de 1999, na inauguração da Tabajara FM.

O mais recente encontro com o líder da Orquestra Tabajara ocorreu na Rádio Tabajara, em 2005. Creio que foi por ocasião do último baile que a Big Band fez na capital paraibana. Severino Araújo e seus irmãos Plínio e Jaime, conheceram a galeria dos ex-diretores da Tabajara e concederam entrevista a Geraldo Cavalcanti. Zé Pequeno, criador do Trio Jaçanã, estava presente.

Na oportunidade, autografei e entreguei ao músico, regente, compositor e arranjador, um exemplar do meu livro 'Tabajara - a Rádio da Paraíba'. Na visita à Tabajara uma equipe de cinema filmava cenas com os irmãos Araújo na emissora onde a orquestra integrou o cast de artistas por oito anos. Não sei se o documentário foi finalizado.

De camisa azul com estampa, Severino Araújo está ao lado de Zé Pequeno. Os demais são Geraldo Cavalcanti e os irmãos do maestro Plínio e Jaime.

Pernambucano de Limoeiro, Severino Araújo é cidadão paraibano, título concedido pela Assembléia Legislativa do Estado. Nasceu em 23 de abril de 1917, e completará 94 anos de idade este ano.

Apresentarei ao secretário estadual de Cultura, Chico César, uma proposta objetivando uma homenagem da Paraíba ao maestro e sua orquestra, por tudo o que esses mestres da música já fizeram pela MPB. A orquestra, criada em João Pessoa em 1933, é um instrumento que divulga muito o nome da Paraíba no Brasil e no exterior. A Big Band merece um tributo à altura de seus 78 anos de música de qualidade para o país e para boa parte do mundo. Quem sabe a produção de um DVD, gravado aqui, no sublime torrão, terra onde nasceu a orquestra.
Por Josélio Carneiro, com fotos de seu arquivo


Um comentário: