terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rádio Tabajara completou 75 anos dia 25 de janeiro

A Rádio Tabajara AM completou 75 anos nesta quarta-feira (25). Para marcar a data, a emissora incluiu em sua programação depoimentos de personalidades que estiveram presentes em sua história como veículo de imprensa radiofônica estadual.

Sede atual construída em 1985 no governo Wilson Braga

As comemorações pelo aniversário da rádio foram um dos temas abordados pelo governador Ricardo Coutinho na última edição do Programa “Fala Governador”, transmitida nessa segunda-feira (23) pela emissora. “Poucos Estados têm uma rádio própria que seja tão antiga e com tantas histórias. Ao longo desse tempo, ela contou a história política, social e esportiva da Paraíba, o que torna a Tabajara uma emissora indispensável para o Estado”, disse o governador.

Ele destacou as reformulações feitas pela atual gestão na programação da emissora, que ganhou impulso com foco no serviço, na cultural local, na informação e no entretenimento. “Agora é uma emissora plural, que recebe todas as tendências, porque a rádio não é do governante, mas do Estado. Aliando isso a uma programação musical de qualidade, que toca música da Paraíba, a Tabajara passa a ser muito mais respeitada”, avaliou Ricardo.

Primeiro prédio da emissora construído nos anos 30, 
no governo Argemiro Figueiredo e demolido nos anos 80

Histórico – As primeiras transmissões da Rádio Tabajara, com 10 kW de potência, ocorreram em 25 de janeiro de 1937, quando surgiu a então Rádio Difusora do Estado (PRI 4), inaugurada pelo governador Argemiro de Figueiredo.

Os equipamentos foram montados pela empresa Byington & Cia, que instalou os transmissores na Fazenda São Rafael, área onde, em 1985, foi inaugurada a atual sede da emissora. Em abril do mesmo ano, a emissora passou a ser denominada Rádio Tabajara, em homenagem aos índios Tabajara.

A primeira sede da Tabajara, construída na Rua Rodrigues de Aquino, no Centro de João Pessoa, foi demolida na década de 80 para se construir no local o então Fórum da Capital. Depois, a emissora funcionou por vários anos em um prédio na Avenida João Machado, ainda existente. Em 1985, o então governador Wilson Braga construiu e inaugurou a sede atual, localizada na comunidade São Rafael, bairro da Torre, local onde, em 1937, foram instalados os transmissores da rádio. 

A idéia que originou a emissora surgiu da iniciativa de um grupo de amigos que, na década de 30, colocou no ar uma rádio artesanal: a Rádio Clube da Paraíba, que funcionou numa casa no bairro do Roger, nas imediações do Parque Arruda Câmara. Os amigos levaram a proposta para o governador e o Estado criou a Rádio Tabajara.

Cobertura de Copas – Nas sete décadas e meia de vida, a Rádio Tabajara AM – sintonizada na freqüência de 1.110 Khz – se mantém como referência em transmissões esportivas, com os maiores índices de audiência.

A chamada equipe “nota dez” da Tabajara fez coberturas de várias Copas do Mundo. Em 1982, na Espanha, foi enviado o repórter Marcondes Brito; em 1986, no México, o narrador foi Ivan Thomaz, com comentários de Fernando Heleno e reportagens de João de Sousa; na Itália, em 1990, a narração foi de Eudes Moacir Toscano, e a reportagem, de João de Sousa.

Na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, a Tabajara enviou o correspondente João de Sousa, em parceria com a Rádio Clube de Pernambuco. Nos campeonatos paraibanos de futebol, a emissora é a mais ouvida pelo torcedor, nos estádios ou em casa.

Radiojornalismo – Entre os programas de destaque da Tabajara está o Jornal Estadual, no ar há 40 anos. O noticiário é retransmitido por uma rede de emissoras em todo o Estado, de segunda a sexta-feira, das 6h às 7h.

O programa semanal do governador, em que o gestor faz uma espécie de prestação de contas das ações do Governo e responde a demandas dos ouvintes, existe há mais de 20 anos. Na gestão atual, o programa se chama “Fala Governador”, apresentado toda segunda-feira, das 12h às 13h, em cadeia estadual de rádio.

Orquestra Tabajara – Nas décadas de 40, 50 e 60, que compõem a chamada época de ouro do rádio brasileiro, a Rádio Tabajara manteve programas de auditórios por onde passaram artistas como Luiz Gonzaga, Ângela Maria, Cauby Peixoto e a própria Orquestra Tabajara. Artistas locais também participaram, como Trio Jaçanã e Genival Santos, autor do hino “Meu sublime torrão”.

Sucesso no país, e atualmente sediada no Rio de Janeiro, a Orquestra Tabajara foi criada em João Pessoa no ano de 1933, inicialmente com o nome Jazz Orquestra Tabajara. O fundador foi Olegário de Luna Freire, um amante da boa música, que após morrer foi substituído pelo maestro Severino Araújo.

Primeira mulher – “Estou cuidando de um patrimônio do povo paraibano e isso me dá uma enorme responsabilidade”, disse Maria Eduarda Santos de Figueiredo, primeira mulher superintendente nos 75 anos da Rádio Tabajara. Duda Santos, como é conhecida entre os radialistas, diz que planeja criar o Museu da Tabajara e realizar o Festival Tabajara de Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário