sábado, 28 de janeiro de 2012

Jornal A União publica neste domingo, 29, revista comemorativa aos 75 anos da Rádio Tabajara

Josélio Carneiro

A Rádio Tabajara AM completou na quarta-feira, 25 de janeiro, 75 anos de fundação. A emissora do Governo do Estado foi inaugurada em 1937 pelo governador Argemiro de Figueiredo. É a primeira rádio da Paraíba e uma das 100 mais antigas do Brasil. Para documentar as bodas de diamante a direção da Tabajara em parceria com o jornal A União publica neste domingo (29), uma revista com 28 páginas ilustradas com fotografias atuais e de várias épocas da antiga PRI-4.
A repórter da TV Correio, Glaucia Araújo entrevista Airton José, (Bolinha). 
Ele tem mais de 30 anos de Rádio Tabajara

A revista traz tópicos dos acontecimentos na emissora ao longo dessas sete décadas e meia através de depoimentos de radialistas, jornalistas, ex-diretores, além de depoimentos do governador Ricardo Coutinho, de artistas e uma entrevista com a superintendente da rádio radialista Maria Eduarda Santos de Figueiredo (Duda Santos), primeira mulher a assumir o cargo em 75 anos da emissora. A rádio ganhará um novo transmissor este ano. 

O leitor poderá conferir informações sobre o radiojornalismo da Rádio Tabajara, a programação da AM e da FM, texto sobre publicações a respeito da rádio. A revista também reproduz algumas notícias de A União sobre a inauguração em 1937 e os aniversários de 10, 30 e 40 anos da rádio mais antiga do Estado. 
A passagem pela emissora da Orquestra Tabajara e do maestro Severino Araújo também é documentada na publicação dos 75 anos da Tabajara AM. A revista também presta uma homenagem aos profissionais ou pessoas que dirigiram a rádio e que são falecidos.

Todos os textos estão ilustrados com fotos do momento atual e fotos do passado. Da chamada época de ouro rádio, anos 1940, 1950 e 1960, a revista publica diversas fotos com grandes nomes da música brasileira que foram atrações nos palcos da Rádio Tabajara a exemplo de Luiz Gonzaga, Ângela Maria, Cauby Peixoto. Cantores internacionais como Bievenido Granda também cantaram na Tabajara. Tanto a Tabajara AM como a Tabajara FM dedicam cerca de 25% de suas programações à música paraibana. 

Em 2002 o jornal A União publicou o livro Tabajara – 65 anos – a Rádio da Paraíba, uma coletânea organizada pelo repórter da emissora Josélio Carneiro. Na revista dos 75 anos o leitor verá alguns trechos de depoimentos de personagens que escreveram e escrevem a história da Tabajara AM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário