domingo, 28 de junho de 2020

Morre João de Sousa, um dos grandes nomes da Rádio Tabajara, veja fotos de outros 22 talentos que fizeram história na radiofonia



Por Josélio Carneiro




Essa foto do campeão de audiência João de Sousa foi feita na sala de esportes da Tabajara quando estive lá fazendo reportagem. Eu já não atuava na emissora e sim na Secretaria de Comunicação do Governo desde o começo de 1995 a convite do então secretário Walter Santos

O radialista João de Sousa Sobrinho faleceu na tarde deste domingo 28 de junho de 2020 no Hospital Santa Isabel, em João Pessoa. Por vários anos ele coordenou a equipe de Esportes da Tabajara e pela emissora fez a cobertura de algumas copas do mundo ao lado de outros locutores da equipe nota dez da Tabajara. 

Uma das copas, a de 1986, no México, como repórter ao lado do narrador Ivan Thomaz  e do comentarista Fernando Heleno, ambos já falecidos. Em 1990, na Itália, com o narrador Eudes Moacir Toscano. Já na copa de 1994, nos Estados Unidos, João de Sousa representou a Rádio Tabajara através da Rádio Clube de Pernambuco. Fontes: Ivan Bezerra e Eudes Moacir Toscano nos livros Tabajara a Rádio da Paraíba e Rádio Tabajara Patrimônio Cultural da Paraíba, coletâneas organizadas e publicadas pelo jornalista e radialista Josélio Carneiro, criador e editor deste blog. 

Conheci João de Sousa e vários outros craques da equipe de esportes da Tabajara em 1989 quando comecei a estagiar na emissora. E lá estavam Geraldo Cavalcanti, Ivan Bezerra, Paulo Costa, Lula Rodrigues, Fernando Heleno, Valter Farias -  falecidos com o passar dos anos - além de Eudes Moacir Toscano em plena atividade nos dias de hoje. João também foi presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba por vários anos. É natural de Santa Rita.

Que Deus receba nosso 'tabajarano' João de Sousa e fortaleça a família a quem enviamos nossos sentimentos. João de Sousa era um apaixonado pelo rádio, pelo futebol e foi junto com os companheiros da equipe esportiva um campeão de audiência.  Por problemas de saúde estava fora do rádio há alguns  anos.

Uma das formações da equipe esportiva da Tabajara. João de Sousa o de camisa amarela, último dos agachados

Outros grandes nomes da Tabajara que já não existem entre nós lembrados aqui nessas fotografias. Perdemos também o locutor Walter Cartaxo e o ex-diretor operacional Francisco Remígio.

Ivan Bezerra comentarista esportivo

Fernando Heleno, comentarista esportivo

Ernani Norat, plantonista esportivo

Geraldo Cavalcante, locutor

Airton José, o Bolinha, locutor

Spencer Hartmann, locutor

Walter Lins, locutor

Severino Araújo, maestro da Orquestra Tabajara

Zé Pequeno, cantor, músico e compositor

Paschoal Carrilho, locutor-apresentador

Eclipse, cantor

Parrá, cantor

Humberto Rabelo, locutor

Com Nelson Gonçalves, o cantor Ruy de Assis

Entrevistando Jacy Cacalcanti, que produziu grandes programas de sucesso na Tabajara

Deodato Borges, dirigiu a Tabajara, grande conhecedor do rádio

Josélio Carneiro com Bersange Abrantes, ex-diretor técnico da Tabajara recentemente falecido

Cristovam Tadeu, então diretor de operações da Tabajara

Maestro Moacir Santos

Jornalista Fernando Rodrigues, profissional que me conseguiu estágio na Tabajara em 1989

Josélio Carneiro entrega comenda da Assert a Jonildo Cacalcanti

Humberto Lucena, foi locutor nos anos 1940

Livros publicados por Josélio Carneiro em 2002 e 2017






Um comentário:

  1. Colabore com este blog enviando fotos, informações, sugestões, críticas construtivas para joseliocarneiro@gmail.com

    ResponderExcluir