quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Uma pequena contribuição ao acervo do Memorial da Rádio Tabajara

 

Hoje, 20 de agosto de 2020, fiz nova visita à Rádio Tabajara, revi amigos. Minha 'casa' por tantos anos. Entreguei à diretora presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), jornalista Naná Garcez, alguma contribuição para o acervo do Memorial Rádio Tabajara. A Gestão Naná Garcez tem investido na infraestrutura da emissora e no resgate de sua história. O mesmo zelo ocorre com o jornal A União. 

Fiz a doação de um exemplar do livro Tabajara - 65 anos - a Rádio da Paraíba, obra que idealizei, editei e o Governo da Paraíba, através da Secretaria de Comunicação (Secom), publicou no ano de 2002. Um exemplar do livro Rádio Tabajara - Patrimônio Cultural da Paraíba, que publiquei em 2017. Um exemplar do meu livro de memórias Relatos de um Repórter - 30 anos na Comunicação do Governo da Paraíba, obra que lancei em 2019. Nesse livro há sete páginas ilustradas sobre meu tempo de Tabajara. 

Atuei na sede da emissora de janeiro de 1989 ao início de 1995 quando fui nomeado pelo governador Antonio Mariz para coordenar o núcleo de radiojornalismo da Secom. Fui convidado pelo amigo Walter Santos. Mas, nos 22 anos à disposição da Secom, continuei com a carteira de trabalho assinada pela emissora, pois estava emprestado à Comunicação do Governo, então, pela Secom, produzia reportagens, inicialmente com a equipe e até meados de 2017 como repórter, com participações inclusive do interior do estado nas agendas dos governadores. Portanto, fui repórter da Tabajara por cerca de 28 anos. 


Ainda entreguei à emissora um CD com 78 fotografias antigas, imagens constantes nos dois livros citados acima e um CD com 26 entrevistas que fiz ao longo dos anos com grandes nomes da Tabajara. A amiga Naná Garcez me adiantou que trabalha num projeto de resgate desses e outros áudios. São entrevistas com Geraldo Cavalcante, Ivan Bezerra, Airton José, João de Sousa, Ruy de Assis, Ana Paula, Carlos Antonio, maestro Severino Araújo, Francisco Ramalho, Spencer Hartmann e vários outras estrelas da nação tabajara. Rádio é voz, então esse documentário vai ser muito significativo para o Memorial.

Sugeri ainda gravações dos depoimentos de Gilberto Martins, Assis Mangueira, Ruy Lemos, Jadir Camargo, Luizinho do Pagode, Nakamura Black, Otinaldo Lourenço, José Octávio de Arruda Mello, Germano Barbosa, Rafaela Arnaud, Oliveira de Panelas, Gilson Souto Maior, Eudes Moacir Toscano, Carlos Abrantes, Edmilson Pereira, Juarez Diniz, Claudete Andrade, Lenilson Guedes, dentre outros nomes.

Um comentário:

  1. Sem dúvidas uma grande ação do senhor resgatar e contribuir pra Paraíba, gigante em história e cheia de nostalgia dos tempos de "ouro"

    ResponderExcluir