sexta-feira, 19 de junho de 2020

Rádio Tabajara, escola de radiojornalismo, terá plano de cargos e realizará concurso público


Por Josélio Carneiro

Até o ano de 2022 o Governo da Paraíba, por meio da Rádio Tabajara, a mais tradicional escola prática de radiojornalismo, deverá realizar concurso público, uma boa oportunidade para profissionais da comunicação conquistarem emprego público. Em tempos de desemprego nos meios de comunicação, surge uma luz para a estabilidade de jornalistas, radialistas, mídias digitais, produtores, editores, e outros profissionais. É certo que serão poucas vagas, mas, para quem já está na emissora e que poderá ter até final de 2021 contrato por tempo determinado, terá a oportunidade de se efetivar na empresa em futuro concurso previsto para 2022. 

Eu fico na torcida por quem já trabalha na emissora e por colegas que estão no mercado, além de outros jovens que estão nas faculdades. Dou meu testemunho de que a Tabajara é de fato a mais tradicional escola de radiojornalismo, na prática, ali se aprende a fazer rádio. Na Tabajara AM ingressei em 2 de janeiro de 1989 por indicação do saudoso Fernando Rodrigues, o Fernando Sapé. Depois do estágio, passei um período como prestador de serviço e em dezembro de 1990 o então diretor e saudoso Sílvio da Silva Tó, assinou minha carteira. 

Lá trabalhei com grandes nomes do radio paraibano: Carlos Antonio, Nakamura Black, Spencer Hartmann, Ernani Norat, Airton José, Jadir Camargo, Assis Mangueira, Lenilson Guedes, Geraldo Cavalcanti, Claudete Andrade, Ivan Bezerra e tantos outros nomes da Tabajara. Quando ingressei também foram contratados Jaimacy Andrade, Lúcia Figueiredo e Franco Ferreira. 

Fundamos a Assert - Associação dos Servidores da Rádio Tabajara, fui presidente por dois mandatos, em 2002 o governo publicou meu primeiro livro sobre a emissora "Tabajara 65 anos - A Rádio da Paraiba". No ano de 2017 publiquei pela Gráfica JB o livro Rádio Tabajara - Patrimônio Cultural da Paraíba, com lançamento na Assembleia Legislativa. Esse livro disponível no Sebo Cultural e na Livraria do Luiz, em João Pessoa. Em meados de 2017 pedi demissão para assumir cargo efetivo no estado via concurso público. Foram 28 anos de vínculo com a antiga PRI-4.

A atual diretora-presidente da EPC, jornalista Naná Garcez terá a missão histórica de estar à frente do concurso público da Tabajara. Boa sorte aos futuros candidatos.

Segue a publicação do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira 18:


ATO DO PODER LEGISLATIVO LEI Nº 11.709 DE 17 DE JUNHO DE 2020. 

AUTORIA: PODER EXECUTIVO Altera o art. 15 da Lei nº 10.927, de 29 de junho de 2017, que autoriza a restauração da Empresa Rádio Tabajara da Paraíba S.A. - Em Liquidação, extingue a Rádio Tabajara – Superintendência de Radiodifusão e dá outras providências. 

O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA: Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O art. 15 da Lei nº 10.927, de 29 de junho de 2017, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 15. A Empresa Paraibana de Comunicação S.A. (EPC) poderá efetuar, nos termos do art. 37, inciso IX, da Constituição Federal, contratação por tempo determinado, até 31 de dezembro de 2021, do pessoal técnico e administrativo imprescindível ao exercício de suas competências institucionais. 

Parágrafo único. Durante esse período, a EPC deverá efetuar estudo e elaborar plano de cargos da referida empresa, adequado a todas as suas novas atribuições, ampliadas pela Lei nº 11.306, de 04 de abril de 2019, para a posterior realização de concurso público para assunção desses cargos.” Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, em João Pessoa, 17 de junho de 2020; 132º da Proclamação da República.

2 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa do governo da Paraíba em recuperar a Empresa Rádio Tabajara e promover concurso público para preenchimento dos cargos. Imprescindível, diria até.
    A Rádio Tabajara tem sido, ao longo dos anos,fator de promoção pública e integração social entre os paraibanos.
    Esta iniciativa do governo João Azevedo merece aplausos e com certeza será bem direcionada pela presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com suas palavras meu amigo Nakamura. O governador João Azevedo tomou excelente iniciativa.

    ResponderExcluir