quinta-feira, 10 de março de 2011

1936 - Brasil tinha apenas 65 emissoras de rádio AM

No ano de 1936 existiam no Brasil apenas 65 emissoras de rádio AM, pelo menos é o que afirmava a Revista Carioca em sua edição de 19 de setembro daquele ano. A nossa Radio Tabajara, criada em 1937, claro, não constava na relação das 'Estações Brasileiras de Radiodiffusão', grafia da época.

A lista das emissoras mostrava o prefixo, o nome, a cidade onde a rádio funcionava e a frequência (kilocyclos). Naquela ano o Governo de Minas Gerais possuia quatro canais de radiodifusão nas frequêncas 720, 1.040, 1.220 e 880. O Distrito Federal (Rio de Janeiro), então capital do Brasil, tinha 15 emissoras de rádio.

No estado de São Paulo haviam 18 emissoras, entre elas a Sociedade Bandeirante de Radiodifusão, na capital e a Rádio Club em vários municípios. Na Bahia, destaque para a Sociedade da Bahia.

A lista cita ainda a Rádio Club de Pernambuco, uma das mais antigas do Brasil; Sociedade Rádio Nacional (Rio). A Rádio Tupy existia em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 1936 já estavam no ar também as emissoras Sociedade Rádio Mayrink Veiga (Rio); a Rádio Sociedade Record e Rádio Excelsior, ambas em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário