segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Morre o mago do rádio, Deodato Borges


Por Josélio Carneiro

O jornalista, quadrinista, ex-secretário de Comunicação do Governo da Paraíba e ex-diretor da Rádio Tabajara, Deodato Borges, faleceu no início da tarde desta segunda-feira (25) no Hospital da Unimed, em João Pessoa, aos 80 anos de idade. Deodato é pai de Mike Deodato Jr., um dos mais conceituados quadrinistas brasileiros e que atua na Marvel Comics, dos Estados Unidos.

Deodato Borges nasceu em João Pessoa mas cresceu e  viveu por muitos anos em Campina Grande onde descobriu seu talento e gosto pelo jornalismo. No governo Ronaldo Cunha Lima, nos anos 1990, Deodato foi secretário de Comunicação Social. Também dirigiu a Rádio Tabajara por duas vezes.
Em Campina Grande foi redator, assistente de criação. Também escrevia crônicas. O Mago do Rádio, como era chamado, também atuou na Rádio Correio.

Ainda no início dos anos 1960 se tornou diretor geral dos Diários Associados de Pernambuco, quando dirigiu TV, rádio e o jornal Diário de Pernambuco, o mais antigo em circulação na América Latina. Aos domingos escrevia a coluna Deogracinhas, com piadas.

Na atualidade Deodato Borges mantinha na Internet os site Porto do Capim, Riso, Brasil!  e Bloco de Notas. O Flama, personagem de sua criação, é o registro mais antigo que se tem dos quadrinhos na Paraíba. Influenciado por Jerônimo, o herói do Sertão e por The Spirit, de Will Eisner.

Convidados pelos organizadores, Deodato Borges participaria dias 15 e 16 de novembro, em São Paulo, do Brasil Comic Con 2014 – Celebrando a Cultura Pop – no Centro de Eventos Pro Magno.

O velório acontecerá na São João Batista. Não foi divulgado ainda em qual cemitério Deodato será sepultado. Ele havia feito semana passada uma cirurgia para retirada de um tumor nos rins.

Na condição de repórter da Rádio Tabajara desde 1989, integrei a equipe liderada por Deodato Borges nas duas vezes que ele dirigiu a emissora oficial do Estado. No meu livro Tabajara - 65 anos A Rádio da Paraíba - há um artigo de Deodato sobre as notícias da emissora no jornal A União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário