quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Um Jeito de Ser Nordeste


Cânticos da Natureza - programa
        Guilherme Cabral - A União 23 de fevereiro de 2012 Foto: Evandro Pereira

        O repente – cuja característica é ser a arte do improviso – conquistou espaços na mídia, com o passar do tempo, ocupando espaços em emissoras de TV e rádio, na Paraíba. Um exemplo é o programa Cânticos da Natureza, que há oito meses é apresentado pelo poeta Paulo Cruz na Tabajara AM 1110 de segunda a sexta-feira, das 17 horas às 18h. Em entrevista para o jornal A União, ele informou que o objetivo é preservar, mas também divulgar o cordel, o aboio e a embolada para o conhecimento das novas gerações. Compositor, disse que lançará o quinto CD, intitulado O Nordeste é Desse Jeito – com 12 faixas, sendo nove autorais – no dia 11 de março, às 14h, no Bar Central em Mata Redonda, durante cantoria com Otacílio Soares e Toinho Batista, em evento organizado por Antônio de China.
        “O repentista saiu do anonimato das regiões do interior, onde cantava nos casebres, em cantora pé de parede. Hoje ele tem alguns privilégios, pois agora se apresenta em festivais e eventos promovidos por instituições públicas e empresas privadas, a exemplo do que acontece em João Pessoa. O repente conquistou espaço porque a mídia abriu espaço, mas também pelo fato do próprio profissional ter saído para buscá-lo mostrando o seu talento para o público”, disse Paulo Cruz.
Como músico, o próprio Paulo Cruz é um dos que buscam inovar, pois é o autor de quatro modalidades de repente. As três primeiras foram criadas em 2003, sendo as seguintes: aboio do vaqueiro (que substitui o boi da cajarana), consistindo no uso da viola, ou de outros instrumentos; no percurso do solo paulistano (em substituição ao martelo alagoano), com 10 estrofes de 10 linhas, tocados na viola; e rojão fim de festa (substitui o coqueiro da Bahia), com ritmo mais musicado. A quarta, de 2011, é quadrão romano (em substituição ao quadrão alagoano), com 10 estrofes – cada qual com oito linhas – falando sobre os santos canonizados da Igreja Católica, cantadas ao som da viola.   
Mas, na opinião do apresentador, ainda é preciso avançar na ocupação de mais espaços, por entender existirem restrições para a divulgação do repente principalmente nas rádios FM. “Talvez por essas emissoras acharem o repente insignificante para a população”, atribuiu Paulo Cruz. A propósito, nessa busca pela conquista de mais público, ele destacou que a expectativa é de ampliar a audiência a partir do momento em que começar a funcionar um novo transmissor na Tabajara AM.    
        Antes de adquirir o espaço na Tabajara, Paulo Cruz comandou um programa homônimo ao da emissora oficial do Governo da Paraíba durante um ano e sete meses – três dias por semana – na Rádio Integração, na cidade de Bananeiras. Na atração que agora ele apresenta, além de tocar faixas – de repente - do seu novo CD, O Nordeste é Desse Jeito, recita versos e recebe amigos convidados. Um desses frequentadores mais assíduos é o poeta pernambucano (natural de Itapetim) Toinho Batista, que reside em João Pessoa há 35 anos e gravou dois CDs, sendo o primeiro com o poeta Pedro de Mossoró e o segundo com o poeta Zé Viana, além de um DVD com Otacílio Soares, cujo título é Grande Encontro dos Poetas.
        “O repentista é autodidata, acima de tudo, e catedrático em seus conhecimentos. O poeta repentista tem que ter três naturezas, que são as seguintes: consciência da rima; métrica e origem, ou oração, para se ater ao tema. Isso é válido para o repentista, mas também para o poeta escritor, que não canta de improviso, mas precisa ter o texto com métrica para ser cantado”, afirmou Paulo Cruz, que é paraibano (nasceu na cidade de Solânea), reside em João Pessoa há dois anos e gravou cinco CDs, dos quais o primeiro é intitulado No Percurso do Repente, com Auremir Caetano, em 2007. Além de apresentar o programa na Tabajara AM, realiza apresentações. Contatos para agendamento de shows: (83) 8702-6573, 3214-7796 e 3214-7797.
        O poeta Toinho Batista também é outro que atua pela preservação da tradicional arte do repente. Ele já se apresentou em vários programas de emissoras, a exemplo das rádios Sanhauá e a própria Tabajara, cantando com outros repentistas. Além disso, participou de festivais e eventos promovidos por instituições, como a Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa). Contato para shows: (83) 8809-8782.           
                                 

Um comentário:

  1. bacana esse movimento meu tio otacilio soares e o melhor
    vigliany wesllen: coremas pb

    ResponderExcluir