sábado, 4 de fevereiro de 2012

Radiojornalismo na Tabajara

Por Marcos Thomaz, diretor de radiojornalismo da emissora

A Rádio Tabajara possui dois programas voltados integralmente para o jornalismo e transmitido em cadeia pela AM e FM, além de uma rede composta por mais de 30 rádios espalhadas pelo Estado. Estas dezenas de rádios compõem a Rede Tabajara Sat, a maior da Paraíba.
Apesar de apresentarem formato e temáticas diferenciadas, tanto o “veterano” Jornal Estadual (06 às 07h) quanto o “caçula” Fala Paraíba (12 às 13h) seguem a nova linha editorial implantada no radiojornalismo da emissora: prestação de serviços, despersonalização e despartidarização da notícia e foco em fatos, que realmente interferem no dia a dia da população. 
Marcos Thomaz

Seguindo a premissa básica do jornalismo de servir a sociedade com responsabilidade na divulgação dos fatos a Tabajara cumpre seu papel como órgão público e abandona o histórico estigma de funcionar como instrumento de massificação dos interesses apenas do grupo político dominante.  Com esta nova proposta a Rádio tem investido na publicização de direitos e deveres dos cidadãos, que muitas vezes são ignorados pela sociedade, por simples falta de conhecimento e acesso a informação. 
Outra inovação foi o estabelecimento de uma relação mais estreita e funcional com as Secretarias e órgãos diversos da administração estadual, facilitando a divulgação de ações e campanhas para a população de todo o estado. Desta aproximação nasceu a parceria para exibição de programetes dentro da grade jornalística. Atualmente são exibidos os seguintes quadros no Jornal Estadual: “Espaço do Consumidor” (Procon)/ “Paraíba Terra Forte” (Sec. Agropecuária e Pesca)/ “Saúde Paraíba” (Sec. Saúde). Já o Fala Paraíba reproduz “A Palavra é Educação” (Sec. De Educação). 
Outro programa sob responsabilidade de transmissão da Tabajara é o “Fala Governador”, que vai ao ar das 12h às 13h, sempre às segundas-feiras. O programa é o canal direto de comunicação entre o Governador Ricardo Coutinho e a população, que interage através das redes sociais.
Também engloba o jornalismo das Rádios Tabajara os informativos veiculados através de notas nas duas estações. Na FM, o Tabajara News, é exibido a cada 30 minutos (segunda a sexta) e de hora em hora (sábados, domingos e feriados). Os temas abordados passam por notícias do Brasil, Mundo, Esportes, Justiça, Economia, Dicas de Saúde etc. Já na AM, o tradicional Informativo Tabajara, há várias décadas no ar, é veículado de segunda a sexta nos seguintes horários: 09h,10h,11h,14h,15h,16h,17h.

Fala Paraíba (12 às 14h) – Radiojornalismo político. Com cobertura ampla das ações do Executivo (Governo do Estado e Prefeituras Municipais), Legislativo e Poder Judiciário. 

Apresentação: Célio Alves
Produção: Reny Barroso

Jornal Estadual (06 às 07h) – Radiojornalismo de Serviços. Foco na divulgação de notícias de utilidade pública, dicas de saúde e bem-estar, orientações ao consumidor, ações governamentais (municipais, estadual e federal).

Apresentação: Ulisses Barbosa e Raquel Monteiro
Produção: Gláucia Magalhães
Edição: Nara Souto
Repórteres: Sandra Bárcia, Fernanda Medeiros, Josélio Carneiro, Josy Brito, Odonildo Dantas, Sérgio de Andrade, Walter Nogueira, Mirella Vasconcelos
Diretor de Radiojornalismo: Marcos Thomaz

Um comentário:

  1. Olá todos da tabajara.Fasso um apelo a voces,já que os nossos representantes nada faz.Estamos prestes a passar por uma ceca grande,nossa cidade é abastecida pelo a açude de CAUBEIRINHA a,11k de nossa cidade.Esse depoSito esta com a sua capacidade minima,segundo funcionarios da cajepa de nossa cidade,a agua so dá até o final do ano.A preocupação é com a grande quantidade de pipas que saem do açude,que diminoe muito a agua do açude.Eziste suspeita que esses pipeiros ganham por kilometro,por isso muitos vem de muito longe.Ontem acistindo o programa fala pariba.Escutei que o cecretaio da cajepa vai estar hoje no programa,por isso pesso a vcs da TABAJARA para levar nossa citução a ele.NOVA PALMEIA AGRADECE,fala DETINHO.

    ResponderExcluir