quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Rádio Tabajara apresenta: Projeto Paraibano Como Você

A Rádio Tabajara presta homenagem aos grandes nomes da Paraíba, na música, na literatura, em diversas áreas. No projeto Paraibano Como Você, a iniciativa de Cristovam Tadeu, jornalista, humorista e atual diretor de operacional da Tabajara, presta um grande serviço aos paraibanos, crianças, jovens, adultos, enfim, a todos, informando, destacando o perfil de paraibanos ilustres.  Veja abaixo os primeiros textos desta oportuna iniciativa de Cristovam Tadeu.


Pesquisa e Texto: Cristovam Tadeu
Diretor de Operações da emissora


O escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna nasceu em João Pessoa. Escreveu clássicos do teatro brasileiro como o Auto da Compadecida, hoje um dos recordes de bilheteria no cinema nacional. Criador do movimento Armorial e do romance A Pedra do Reino, entre outras obras, Ariano viveu parte de sua infância e adolescência em Taperoá, absorvendo toda cultura popular, base dos seus escritos. Ariano Suassuna, nasceu em João Pessoa e é Paraibano como você.

Chico Cesar nasceu em Catolé do Rocha. Filho de agricultores, Chico viveu as suas primeiras experiências musicais quando trabalhou numa loja de discos ainda em Catolé. Mudou-se para João Pessoa e encontrou a musicalidade do grupo Jaguaribe Carne dos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró. Em São Paulo, já nos anos 80, Chico lançou o seu primeiro disco. Como compositor teve musicas gravadas por diversos astros da MPB. Chico Cesar, nascido em Catolé do Rocha é paraibano como VOCÊ

O poeta Augusto dos Anjos, nasceu no Engenho Pau D’arco, em Sapé. Escreveu os seus primeiros versos aos 7 anos de idade. Foi aluno e professor do Lyceu Paraibano e de escolas do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Escreveu o único livro, Eu, que foi traduzido e estudado em diversas línguas. Augusto dos Anjos é considerado um dos mais importantes poetas da literatura Brasileira. Augusto dos Anjos, nasceu em Sapé, é Paraibano como você.


O escritor, poeta e compositor Bráulio Tavares, nasceu em Campina Grande. Escreveu diversas peças de teatro, entre elas “Trupizupe o Raio da Silibrina”. Como compositor é parceiro habitual do cantor Lenine. É também poeta e pesquisador de literatura fantástica e ficção cientifica. Escreveu os romances A Máquina Voadora, A Espinha dorsal da memória e Mundo Fantasmo. Bráulio Tavares, nasceu Campina Grande, é paraibano como você.

O economista Celso Furtado é de Pombal. Estudou no Lyceu Paraibano e no Rio de Janeiro foi aluno da Faculdade Nacional de Direito e na Universidade Federal. Em 1946 ingressou no curso de doutorado da Universidade de Sorbonne em París onde também foi professor. Foi o primeiro ministro de Planejamento do Brasil no governo João Goulart. Criou a SUDENE e seu livro Formação Economica do Brasil ainda é profundamente estudado. Foi também professor de várias universidades dos Estados Unidos. Celso Furtado,nasceu em Pombal, é Paraibano como Você.

O compositor e cantor Zé Ramalho nasceu em Brejo do Cruz. Com a morte prematura do seu pai, foi criado pelo avô ,dedicando-lhe a canção AVOHAI. Passou a infância em Campina Grande e a adolescência em João Pessoa onde tocou em várias bandas de Baile. Dono de um estilo próprio e inimitável. Em 30 anos de carreira lançou 23 discos. Zé Ramalho é de Brejo do Cruz, Paraibano como você.

O Cantor, ritmista e compositor Jackson do Pandeiro é filho de Alagoa Grande. Considerado o Rei do Ritmo, Jackson começou sua carreira aos 35 anos de idade quando gravou seu primeiro sucesso, Sebastiana em 1953. A carreira artística de Jackson do Pandeiro durou 29 anos e ele gravou mais de 30 discos, todos sucesso na Musica Popular Brasileira. Jackson do Pandeiro, nasceu em Alagoa Grande e é Paraibano como você.

Leandro Gomes de Barros, nasceu em Pombal em novembro de 1865. É considerado como o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel e escreveu mais de 230 obras. No seu tempo, era chamado de O Primeiro sem Segundo, e ainda é considerado o maior poeta popular do Brasil autor de cordéis clássicos e campeão absoluto de vendas de folhetos. Leandro Gomes de Barros, nasceu em Pombal, é Paraibano como você.

O pintor João Câmara Filho nasceu em João Pessoa, Paraíba, em 1944. Estudou no curso livre da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco, entre 1960 e 1963. Um dos mais respeitados artistas plásticos do Brasil com trabalhos como: Cenas da Vida Brasileira, Dez Casos de Amor e a série Duas Cidades. Fez exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. João Câmara, nasceu em João Pessoa, é Paraibano como você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário