sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Artistas na Tabajara, época de ouro do rádio

Época de ouro do rádio paraibano. Na primeira foto, cartaz do show da cantora Dircinha Batista, no programa de Sandoval Cajú 'Quartel General do Rádio'.

O patrocínio era dos produtos Sanhauá. Esta foto, do arquivo de Ninoticka Carrilho, filha de Paschoal Carrilho, está no livro Tabajara - 65 ano - a Rádio da Paraíba, obra publicada em 2002 pela editora A União.

Na segunda foto, o rei do baião, Luiz Gonzaga, no palco da Tabajara, programa Paschoal Carrilho. Muitos artistas de sucesso em todo o Brasil se apresentaram no auditório da Rádio Tabajara.

Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Genival Macedo, Mércia Paiva, maestro Severino Araújo, são alguns dos artistas que passaram pelos palcos da Tabajara. Agora em 2011 o blog continuará trazendo ao internauta páginas da história da Rádio Tabajara de ontem e de hoje.



Josélio Carneiro, com fotos de seu arquivo

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Programa ao vivo em frente à Rádio Tabajara

A Rádio Tabajara realizava programas ao vivo com apresentação de artistas de renome nacional e até internacional. Havia ainda programas com atrações locais. O locutor Paschoal Carrilho, 'o príncipe dos auditórios', comandou por muitos anos esses shows musicais.

Nesta foto, o público assistia programa musical realizado em frente ao antigo prédio da Tabajara. Neste período o rádio ainda vivia sua 'época de ouro' e a velha PRI-4 era referência em termos de opção de cultura e lazer do pessoense.

Estamos contando tópicos da história da mais antiga rádio da Paraíba, a 17ª mais antiga do Brasil. Participe, nos envie sugestões, fotos.

Josélio Carneiro, com foto de seu arquivo

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Rádio Tabajara transmite fala do governador Antonio Mariz

Nesta foto o governador Antonio Mariz, em 1995, realizava uma solenidade na comunidade Padre Ibiapina, em João Pessoa. A Rádio Tabajara transmitiu sua fala através do repórter Odonildo Dantas. 

Ao lado de Mariz o mestre de cerimônia do Governo da Solidariedade, Germano Ramalho. Sentados, da esquerda para a direita, Isa Arroxelas, secretária de Ação Social, o vice-governador José Maranhão e Mabel Mariz, primeira dama do Estado.

 A foto está no livro Tabajara - A Rádio da Paraíba, publicado pela editora A União, em 2002. Este blog tem um acervo fotográfico imenso a postar. Participe desta história. Em 25 de janeiro próximo a Tabajara AM completa 74 anos.

Josélio Carneiro, com fotos de seu arquivo

domingo, 26 de dezembro de 2010

Geraldo Cavalcanti transmitiu solenidade de inauguração da FM Tabajara

Nas fotos, dois momentos de Geraldo Cavalcanti na Rádio Tabajara. A primeira foto é de 7 de agosto de 1999, data em que o governador José Maranhão inaugurou a Rádio Tabajara 105.5 FM. Da esquerda para a direita, no primeiro plano: Jório Machado, então secretário de Comunicação; de terno preto o maestro Severino Araújo; governador Maranhão e Geraldo Cavalcanti que naquela noite fazia a locução da histórica conquista cultural dos paraibanos, que foi a chegada da Tabajara FM, até hoje tocando música da Paraíba e MPB de qualidade.

A Orquestra Tabajara marcou a inauguração da FM Tabajara ao se apresentar na Praça do Povo do Espaço Cultural. Eu estava lá, como repórter da Tabajara e da Secom-PB.

Na segunda foto Josélio Carneiro, Maranhão, Geraldo Cavalcanti, Ruy Leitão (então superintendente da Tabajara), Clodoaldo Oliveira (técnico de áudio), Franco Ferreira (com flash ao vivo) e Damião Ramos, Presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

A foto foi por ocasião da visita do governador ao estúdio da Tabajara em uma feira que acontecia na Funesc. Geraldo Cavalcanti faleceu recentemente, deixando uma lacuna na radiofonia paraibana.

Josélio Carneiro com fotos de seu arquivo

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A história da Rádio Tabajara AM é parte da história política, administrativa e cultural da Paraíba. Todos os governadores, a partir de 1937, ano de sua fundação, fizeram uso dos microfones da velha PRI-4 para divulgar suas ações de governo, realizarem seus pronunciamentos em entrevistas coletivas, solenidades.

A partir do segundo Governo Burity (1987-1991) teve início programa  semanal do governador. O nome do programa era Conversando com o Povo e o âncora era o jornalista Paulo Santos. O secretário de Comunicação do Estado era o jornalista Martinho Moreira Franco. Burity tinha interação com o ouvinte, respondendo cartas. O programa ia ao ar às 12h. Vieram então os governos Ronaldo Cunha Lima/Cícero Lucena; Antonio Mariz; Maranhão, Roberto Paulino, Cássio Cunha Lima, outra vez José Maranhão. Em 2003 Cássio inovou, mudou o horário do programa para às 7h. O entrevistador era o jornalista Adelton Alves, que também dirigiu a Tabajara.

 O governador eleito e diplomado, Ricardo Coutinho, certamente vai dar novo formato ao programa semanal de rádio com geração das rádios Tabajara AM e FM para uma rede estadual de emissoras em toda a Paraíba.

Nas fotos, o então governador José Américo inaugurava os novos transmissores da Tabajara AM, na década de 1950.

 Caros internautas, participe deste blog, nos envie notas, depoimentos e fotos relacionadas à Tabajara, seja um colaborador, partilhe conosco suas informações.

Josélio Carneiro, com fotos do acervo da Fundação Casa de José Américo

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Em 1953 a Tabajara contratou o maestro italiano Rino Visani

O blog brinda os internautas com mais uma foto histórica. O Maestro Rino Visani, com alunos de violino na Escola de Música Antenor Navarro. Foto de Hudson tirada em 29 de abril de 1957.

A fotografia foi enviada pelo próprio Rino Visani, direto da Itália, para publicação no livro Tabajara - 65 anos - A Rádio da Paraíba, obra que nós organizamos e que o governo da Paraíba publicou em 2002.

O renomado maestro italiano foi contratado pela Universidade da Paraíba nos anos 60 para os cursos de música. Rino Visani integrou vários organismos musicais da Europa e chegou à Paraíba na década de 1950.

Numa iniciativa do diretor da Rádio Tabajara e então secretário da Educação, Adalberto Barreto, Rino Visani dirigiu programas de música de câmara na Tabajara. Sob a regência de Rino, concertos eram realizados no Teatro Santa Roza e no Parque Solon de Lucena.
O italiano de Ímola também produzia na Tabajara, aos sábados, o programa Tarde Musical.

Nos ano 50 a Rádio Tabajara produzia concertos populares alcançando grande repercussão no meio artístico e elevados índices de audiências.

O maestro, que nasceu na Itália em 6 de agosto de 1916, foi contratado pela Tabajara em 1953, na gestão do diretor Antonio Coutinho de Lucena (irmão do futuro senador Humberto Lucena). O maestro faleceu na Itália, há alguns anos. Era avô da jornalista Karla Visani, da TV Cabo Branco. Foi a repórter quem nos conseguiu esta e outras fotos do maestro. Sua família enviou para ele exemplares do livro Tabajara - A Rádio da Paraíba. O registro sobre ele está nas páginas 43 e 44 da obra.
Por Josélio Carneiro, com fotos de arquivo

domingo, 19 de dezembro de 2010

No ano 2000 a Tabajara inaugurou a Galeria de Ex-Presidentes

No ano 2000, foi inaugurada a Galeria dos Ex-presidentes da Rádio Tabajara. A Galeria Humberto Lucena foi um projeto idealizado pela então diretor-presidente da emissora, jornalista Genésio Alves de Souza Neto.

O governador da Paraíba era José Maranhão e o secretário de Comunicação o jornalista Luiz Augusto Crispim. A pesquisa das fotos da galeria ficou a cargo de Cleris Renata Gomes Gólzio. Clique na imagem para ler os nomes.

Em 2000 a Tabajara AM completava 64 anos de fundação, divulgando música, cultura e informação. A antiga PRI-4 tem, ao longo de sete décadas, contribuído com a formação cultural dos paraibanos. Eu tive a oportunidade de testemunhar a inauguração da Galeria Humberto Lucena, assim como a inauguração da Tabajara FM, em 7 de agosto de 1999.

Neste blog, com a colaboração dos amigos da Tabajara, incluindo milhares de ouvintes, nós vamos conta no dia-a-dia a história da emissora mais antiga e mais querida dos paraibanos.

A Rádio Tabajara é um patrimônio cultural e histórico do povo paraibano. Necessita sempre de incentivos do Governo do Estado e o apoio dos agentes culturais de nosso sublime torrão.

No ano de sua fundação, em 1937, o primeiro diretor foi José Baptista de Melo. O atual diretor-superintendente e Manoel Raposo, que já havia dirigido a rádio na década de 1983 a 1987, no governo Wilson Braga. Alguns dirigiram a emissora por mais de uma vez. O governador wilson Braga foi quem construiu e inaugurou a atual sede da Tabajara,localizada no Corredor Pedro II,bairro da Torre, João Pessoa, próxima à sede do IBAMA e à Universidade Federal da Paraíba.

A Galeria incluiu fotos de diretores até o ano 2000. Na sequência dos anos dirigiram a Tabajara Deodato Borges, Levy Soares e Adelton Alves. No atual governo Maranhão assumiram a rádio Ruy Leitão e Manoel Raposo. 

Em outras postagens vamos falar um pouco sobre os demais diretores da Tabara AM que em 1999 ganhou a irmã caçula a Tabajara FM.

Por Josélio Carneiro, com fotos de seu arquivo

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Aqui começa a história da Rádio Tabajara na Internet

Demolindo a Memória - Na década de 1980 foi demolida a sede da Rádio Tabajara, prédio construído no final dos anos 1930, no governo do interventor Argemiro Figueiredo. No local se construiu o Fórum da Capital. Cometeu-se um crime contra a memória arquitetônica e cultural da Paraíba.  O mesmo aconteceu com o antigo prédio do jornal A União.  Em 1985, após funcionar em outros endereços, a Tabajara ganha sede própria mais uma vez, localizada no Corredor Pedro II, atual endereço, no bairro da Torre, em João Pessoa.

Este é tantos outros fatos sobre a emissora de rádio mais antiga da Paraíba, o internauta encontrará neste blog. Nos envie fotos, textos, opiniões, sugestões, para o e-mail joseliotabajara@r7.com  e seja um colaborador voluntário. Se você tem alguma informação a respeito da Tabajara, divulgue aqui.

Josélio Carneiro com fotos de seu arquivo

Fotos, textos e áudios sobre as Rádios Tabajara AM e FM

O blog radiotabajarapb.blogspot.com tem a proposta de disponibilizar fotos, áudios, depoimentos e notícias sobre a 17ª emissora de rádio mais antiga do Brasil, a Tabajara AM, frequência 1.110, fundada pelo Governo da Paraíba em 25 de janeiro de 1937, e sobre a Tabajara 105.5 FM, as duas com sede na cidade de João Pessoa, capital.

O blog não é uma página oficial da Rádio Tabajara, mas, um projeto do jornalista e radialista Josélio Carneiro, repórter da emissora desde janeiro de 1989. A idéia é compartilhar com muitos parceiros e internautas fatos que marcaram e marcam a história da antiga PRI-4 e da Rádio Tabajara 105.5 FM, inaugurada em 7 de agosto de 1999.

Fundada em 1937 a Tabajara AM completa em 25 de janeiro de 2011 exatos 74 anos no ar. O blog vai tentar encontrar no Brasil, e até no exterior, pessoas que de alguma maneira têm ou tiveram ligação com a antiga PRI-4, nossa Tabajara. A nação Tabajara terá um endereço na internet para trocar idéias, e o público em geral uma fonte de pesquisa.

Em 2002 o Governo da Paraíba publicou o livro Tabajara - A Rádio da Paraíba, comemorativo aos 65anos da emissora. São depoimentos e fotos que registram um pouco da história da rádio que pertence ao governo.

Estaremos abertos a colaborações, sugestões e vamos disponibilizar ainda áudios com personagens da Rádio Tabajara, antigas vinhetas de programas, etc. O incentivo para o blog partiu dos amigos Alexandre Nunes e Antonio David, jornalistas da Secretaria de Comunicação Institucional do Governo da Paraíba. Em conversas com colegas de profissão o tema despertou interesse e certamente a legião de parceiros nesse projeto será grande porque a nação tabajara extrapola as divisas da Paraíba.

A foto acima é uma cena da época de ouro do rádio. Nos anos 50 a cantora Ãngela Maria frequentou o auditório da Rádio Tabajara. Na ocasião, a artista recebeu coroa e faixa de fãs em um dos programas de Paschoal Carrilho, o 'príncipe dos auditórios'. A foto é uma das publicadas no livro Tabajara, a Rádio da Paraíba, pela editora A União.
Por Josélio Carneiro com fotos de seu arquivo