sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Confraternização da EPC - A União e Rádio Tabajara


A manhã da sexta-feira 20 de dezembro de 2019 foi de confraternização entre os funcionários da Rádio Tabajara e do jornal A União, ou seja, funcionários da Empresa Paraibana de Comunicação - EPC, presidida pela jornalista Naná Garcez. Os jornalistas William Costa diretor de mídia impressa da EPC e Abiege Fernandes, diretora de Rádio e TV da EPC, marcaram presença.

Durante café da manhã houve sorteio de brindes, dentre os quais, exemplares dos livros A União Escola de Jornalismo, Rádio Tabajara Patrimônio Cultural da Paraíba e Paraíba Governos em Cena. As três obras produzidas e publicadas por este jornalista que já foi repórter do jornal e da rádio.

Confira algumas imagens da confraternização que teve a presença de ícones da comunicação na Paraíba a exemplo do jornalista e escritor Gonzaga Rodrigues e dos radialistas Eudes Moacir Toscano, referência como narrador esportivo da Tabajara onde trabalha há 51 anos, além de Assis Mangueira, redator e noticiarista da emissora também por mais de 50 anos.

Presenças ainda do jornalista Walter Galvão, dos cantores Adeildo Vieira e Val Donato.

Confira fotos:
Eudes Moacir Toscano, Gonzaga Rodrigues e Assis Mangueira











segunda-feira, 22 de julho de 2019

A história da Rádio Tabajara em livro


À venda na Livraria do Luiz, Livraria O Sebo Cultural e Livraria Paraíso, na UFPB, o livro Rádio Tabajara - Patrimônio Cultural da Paraíba.

A coletânea de depoimentos de radialistas da emissora oficial do governo da Paraíba é um projeto editorial do jornalista e radialista Josélio Carneiro, ex-repórter da Rádio Tabajara.

O livro custa apenas 20 reais e foi publicado em 2016.


Impressa na Gráfica JB, em João Pessoa, a obra tem capa assinada por Sarah Nóbrega.


Em 2002 Josélio Carneiro publicou esse livro

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Se Liga no Enem vai sortear livros sobre a Rádio Tabajara e Governos da Paraíba



Nas próximas edições do Projeto Se Liga no Enem, da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, do Governo da Paraíba, os alunos vão participar de sorteios de dois livros de autoria do jornalista Josélio Carneiro. Os livros são: Rádio Tabajara Patrimônio Cultural da Paraíba e Paraíba Governos em Cena.

A obra “Rádio Tabajara – Patrimônio Cultural da Paraíba” é uma coletânea de entrevistas e de depoimentos de radialistas e jornalistas da emissora do Governo da Paraíba fundada em 25 de janeiro de 1937 no Governo Argemiro de Figueiredo. Esse livro está à venda em livrarias de João Pessoa ao custo de R$ 20,00.

O livro “Paraíba Governos em Cena”, lançado em 2016 no Palácio da Redenção, reúne 173 fotografias a partir da Proclamação da República, com o governador Venâncio Neiva 1989-1891, até o governador Ricardo Coutinho 2011-2016 (primeiro mandato). As fotos são legendadas e seus autores são os fotógrafos da imprensa oficial do Governo ao longo de décadas. A obra é um excelente conteúdo para alunos do Ensino Médio.

100 exemplares dos livros foram entregues à Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação do Estado. Também serão doados à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, para sorteio com alunos de escolas rurais.

Sobre o autor: o jornalista Josélio Carneiro é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e repórter do Governo do Estado desde 1989 quando ingressou na Rádio Tabajara. Atuou 22 anos na Secretaria de Comunicação Institucional, cinco anos no jornal A União e atualmente integra a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

capa assinada pela designer Sarah Nóbrega


capa assinada por Ilka Cristina, da Estampapb

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Anos 1940: carnaval na Rádio Tabajara a antiga PRI-4

Anos 1940. É carnaval no palco da PRI-4 Rádio Tabajara. Na foto: Polari Filho fantasiado de Rei Momo. Paschoal Carrilho, a noiva. Geraldo Lima, o noivo e no papel do juiz, de branco, Joanito Venâncio. 

Na época de ouro do rádio - anos 1940 a 1960 - as emissoras de rádio realizavam grande shows nos seus palcos e os auditórios lotavam com ouvintes e fãs dos artistas nacionais e internacionais e isto também ocorria de maneira especial no período de carnaval.

A Rádio Tabajara AM também tinha tradição em transmitir bailes de carnaval nos Clubes Cabo Branco e Astreia. 





Um pouco da história dos 82 anos da Rádio Tabajara você pode encontrar no livro Rádio Tabajara Patrimônio Cultural da Paraíba, que publiquei em 2017.  Disponível na livraria O Sebo Cultural, em João Pessoa na avenida Tabajaras ou comigo via joseliocarneiro@gmail.com



domingo, 17 de fevereiro de 2019

Zé Pequeno, Trio Jaçanã e Festival de Calouros na época de ouro do rádio na Tabajara AM


Nas fotos, calouros do 1º Festival da Música na Paraíba, e os compositores Genival Veloso e Zé Pequeno, recebendo do professor Afonso Pereira troféu por conquistarem o primeiro lugar no festival com a música Repente, interpretada por Braulio Bronzeado. O festival ocorreu nos anos 1960, a última década da época de ouro do rádio. Um dos sucessos na Rádio Tabajara AM.

Festival de Calouros 

Zé Pequeno criou em 1954 o Trio  Jaçanã, inicialmente com Braulita Cavalcante e Walter Lins. Essa formação durou dois anos. "Braulita casou-se com um engenheiro português e deixou o trio. Então coloquei Penha Maria que cantava em um programa de calouros na Rádio Arapuan. Em Recife, após algumas apresentações na Festa da Mocidade, Penha Maria foi contratada pela Rádio Jornal do Commercio. Volto sem Penha, a crooner. Aqui em João Pessoa encontro a Marlene Freire que foi o grande sucesso do Trio Jaçanã. Marlene é um mito da música popular brasileira, só não teve a chance de ir ao Sul do País, ela tem um bela voz que está entre as melhores do Brasil", nos revelou Zé Pequeno em entrevista a Josélio Carneiro, em 1995.


Genival Veloso e Zé Pequeno recebem o prêmio das mãos de Afonso Pereira

Na entrevista para o livro Tabajara a Rádio da Paraíba, publicado em 2002, Zé Pequeno ainda revelou que "em 1965 o Trio Jaçanã esteve na eminência de ser colocado fora do rádio. Mas, Geraldo Cavalcante, grande nome do rádio, defendeu com vigor o trio".

Antes do Trio Jaçanã Zé Pequeno integrou o grupo musical Vocalistas Pessoenses, a convite do amigo José Silva.
Zé Pequeno no maracá, no Conjunto Vocalistas Pessoenses

Em 2011, na primeira postagem sobre Zé Pequeno nesse blog, sua filha Bebel Pequeno fez esse comentário:

Josélio Carneiro, adorei seu blog!!! Fiquei super feliz em ler suas postagens. Esse prêmio que meu pai (Zé Pequeno) recebeu, juntamente com Genival Veloso, foi o primeiro lugar, com a música "O repente", no Primeiro Festival de Música da Paraíba. Eles também ganharam o terceiro lugar com a música "Alívio", Em 2013, gravei um CD com canções do meu pai. Estas duas músicas citadas constam no CD. Abraço. Bebel Pequeno.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Revista da Empresa Paraibana de Comunicação destaca os 82 anos da Rádio Tabajara AM

A Empresa Paraibana de Comunicação - EPC, que é absorve a Rádio Tabajara e o jornal A União, publicará mensalmente a revista Somos EPC.  O primeiro número lançado dia 25 de janeiro traz em destaque os 82 anos da emissora do estado, a Tabajara AM. A emissora foi fundada em janeiro de 1937.

O lançamento da revista aconteceu na Rádio Tabajara com a presença do governador João Azevêdo. A EPC tem como Diretora Presidente a jornalista Naná Garcez. Diretora de Mídia Impressa a jornalista Albiege Fernandes e a Diretora de Rádio e TV, a radialista Maria Eduarda dos Santos.

O informativo da Empresa Paraibana de Comunicação será uma publicação mensal e o número 2 destacará os 126 anos do Jornal A União, comemorados neste sábado 2 de fevereiro. O jornal, fundado em 1893, é um dos mais antigos em circulação na América Latina.

sábado, 12 de janeiro de 2019

Rádio Tabajara completa 82 anos e livro conta sua história

Fundada aos 25 de janeiro de 1937 pelo governador Argemiro de Figueiredo, a Rádio Tabajara AM completa 82 anos de funcionamento neste 25 de janeiro de 2019. 

Um pouco sobre a história da emissora oficial do governo da paraibano pode ser conhecido no livro "Rádio Tabajara Patrimônio Cultural da Paraíba".

A coletânea traz depoimentos de radialistas e jornalistas da emissora e diversas fotografias. O livro organizado pelo jornalista Josélio Carneiro, ex-repórter da Tabajara, pode ser adquirido por apenas R$ 20,00 (vinte reais), nas Livrarias Paraíso, na UFPB, n'O Sebo Cultural e na Livraria do Luiz, em João Pessoa. Os interessados também podem comprar a obra direto com o autor. Contato: joseliocarneiro@gmail.com  

Impresso na Gráfica JB o livro contém 196 páginas com fotos e depoimentos de grandes nomes do rádio: Ivan Bezerra, Airton José, Jadir Camargo, Geraldo Cavalcanti, Ana Paula, Nakamura Black, Lenilson Guedes, Spencer Hartmann, Luizinho do Pagode, Sérgio de Andrade, Odonildo Dantas, Ernani Norat, Eudes Moacir Toscano, dentre outros. O livro foi lançado em 2017 durante sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba.

foto: Roberto Guedes

capa: designer Sarah Nóbrega