segunda-feira, 11 de julho de 2016

Livro “Paraíba – Governos em Cena” 150 fotos legendadas dos anos 1930 a 2016

JUL
11


Governador Tarcísio Burity inspecionando 
as obras do Mercado de Artesanato


Parte da história político-administrativa da Paraíba será apresentada em 150 fotografias de governadores dos últimos 85 anos, a partir da Proclamação da República em 1889. O livro “Paraíba – Governos em Cena”, está sendo diagramado e a previsão do autor Josélio Carneiro é que o lançamento da obra ocorra no mês de outubro, provavelmente no Palácio da Redenção. Confira algumas fotos abaixo.
 Repórter do Governo da Paraíba desde 1989, o jornalista Josélio Carneiro há alguns anos trabalha na pesquisa a partir da consulta aos acervos fotográficos do Palácio da Redenção, A União, FCJA e Secretaria de Comunicação Institucional.
Wilson e Lúcia Braga em evento

De acordo com o autor o livro é antes de tudo uma homenagem aos fotógrafos da imprensa oficial da Paraíba, autores de milhares de fotos dos governadores nas últimas 8 décadas e meia. Portanto, os fotógrafos são co-autores do livro. Todo o acervo fotográfico pertence ao Governo da Paraíba que detém os direitos autorais por se tratar de imagens institucionais.
Josélio Carneiro teve autorização dos órgãos governamentais para ter acesso às fotografias e de 3.000 imagens escolheu 150 para o livro. Adianta que outras edições de “Paraíba – Governos em Cena”, poderão ser publicadas.

Humberto, Ronaldo e Mariz eleitos respectivamente senadores e governador em 1994

Posse de Ricardo Coutinho e Lígia Feliciano em janeiro de 2015, governador e vice (foto: José Marques)

“A ideia que tive é inédita e acima de tudo é uma homenagem aos amigos fotógrafos palacianos. Vários deles me auxiliaram na busca pelas fotografias, principalmente o veterano fotógrafo Silva, que foi guardião do acervo fotográfico até meses atrás, quando se aposentou”, comenda o autor.
Governador José Maranhão recepciona Pelé em João Pessoa

A obra, explica Josélio, vai ser fonte de pesquisa para estudantes e uma opção de releitura das gestões estaduais dos últimos 80 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário