quinta-feira, 30 de maio de 2013

Saiba quem dirigiu a Rádio Tabajara desde 1937


No ano 2000, foi inaugurada a Galeria dos Ex-presidentes da Rádio Tabajara. A Galeria 'Humberto Lucena' foi um projeto idealizado pela então diretor-presidente da emissora, jornalista Genésio Alves de Souza Neto.

O governador da Paraíba era José Maranhão e o secretário de Comunicação o jornalista Luiz Augusto Crispim. A pesquisa das fotos da galeria ficou a cargo de Cleris Renata Gomes Gólzio. Clique na imagem para ler os nomes.

Em 2000 a Tabajara AM completava 64 anos de fundação, divulgando música, cultura e informação. A antiga PRI-4 tem, ao longo de sete décadas, contribuído com a formação cultural dos paraibanos. Eu tive a oportunidade de testemunhar a inauguração da Galeria Humberto Lucena, assim como a inauguração da Tabajara FM, em 7 de agosto de 1999.

Neste blog, com a colaboração dos amigos da Tabajara, incluindo milhares de ouvintes, nós vamos conta no dia-a-dia a história da emissora mais antiga e mais querida dos paraibanos.

A Rádio Tabajara é um patrimônio cultural e histórico do povo paraibano. Necessita sempre de incentivos do Governo do Estado e o apoio dos agentes culturais de nosso sublime torrão.

No ano de sua fundação, em 1937, o primeiro diretor foi José Baptista de Melo. O atual diretor-superintendente e Manoel Raposo, que já havia dirigido a rádio na década de 1983 a 1987, no governo Wilson Braga. Alguns dirigiram a emissora por mais de uma vez. O governador wilson Braga foi quem construiu e inaugurou a atual sede da Tabajara,localizada no Corredor Pedro II,bairro da Torre, João Pessoa, próxima à sede do IBAMA e à Universidade Federal da Paraíba.

A Galeria incluiu fotos de diretores até o ano 2000. Na sequência dos anos dirigiram a Tabajara Deodato Borges, Levy Soares e Adelton Alves. No governo Maranhão - 2009 - 2010 assumiram a rádio Ruy Leitão e Manoel Raposo.  
 
No atual governo Ricardo Coutinho assumiu a emissora a radialista Maria Eduarda Santos (Duda Santos), atual gestora. Primeira mulher a dirigir a Tabajara nos seus 76 anos de fundação.

Em outras postagens vamos falar um pouco sobre os demais diretores da Tabara AM que em 1999 ganhou a irmã caçula a Tabajara FM.

Por Josélio Carneiro, com fotos de seu arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário