sábado, 11 de agosto de 2012

Personagens de um livro em outra dimensão...

Ao consultar o livro Tabajara - 65 anos - a Rádio da Paraíba, obra que idealizei, produzi e que o governo da Paraíba publicou pela editora A União, no ano de 2002, vejo que esse trabalho jornalístico sobre a memória, a história do rádio paraibano, de fato tem contribuído com a biografia sobre a radiofonia paraibana e brasileira porque a Tabajara é uma das 100 emissoras AM mais antigas do Brasil. 

As fotos, os depoimentos, as reportagens que consegui para o livro são objeto de consultas de estudantes de comunicação, pesquisadores da área de rádio, colegas radialistas ou jornalistas, além de ouvintes apaixonados pelo rádio, pela Rádio Tabajara. A capa do livro é de Milton Nóbrega, a revisão de Thamara Duarte e Blênio Maia Melo, a digitação eletrônica de Salismar Fernandes, a editoração eletrônica de Marconi Porto e o projeto gráfico de Pontes da Silva.

Capa de Milton Nóbrega

O livro é um documentário e seus últimos exemplares ainda estão à venda no Sebo Cultural, em João Pessoa. Na época foram impressos mil exemplares. O então secretário de Comunicação do Governo, Luiz Augusto Crispim, me repassou os livros. A maioria fiz doação a amigos, familiares, ouvintes da Tabajara. Uma parte vendi em livrarias ou pessoalmente. O repasse dos livros para mim foi, digamos, o meu pagamento pela pesquisa, porque fiz por conta própria, no final é que veio a ajuda da Secom-PB para revelar parte das fotos antigas e para uma viagem a Recife, onde entrevistei o radialista Walter Lins.

Autografando o livro para o professor José Octávio de Arruda Mello. 
Em pé, Francisco Remígio, então diretor de Operações da Tabajara


Sou repórter da Rádio Tabajara desde 2 de janeiro de 1989. São 23 anos de ligação direta com a emissora. Meu sonho é que um dia outro projeto que idealizei seja concretizado: o museu da Tabajara. Um outro sonho que também planejei quando era presidente da Associação dos Servidores da Rádio Tabajara - Assert, é a realização do Festival Tabajara de Música.

Bem, passados dez anos do lançamento do livro percebo que vários personagens desta obra já não estão aqui conosco. Partiram para outra dimensão da vida, no intervalo desses dez anos.

- Luiz Augusto Crispim, que escreveu o prefácio do livro
- Geraldo Cavalcanti - locutor
- Ernani Norat - plantonista esportivo
- Genival Macedo - compositor
- Jacy Cavalcanti - locutor
- Moacyr Santos - maestro, músico
- Severino Araújo - maestro, músico
- Rino visani - maestro, músico
- Otacílio Batista - poeta repentista
- Jorge Tavares - cantor
- Spencer Hartman - locutor
- Oduvaldo Batista - jornalista
- Adalberto Barreto - jornalista e ex-diretor
- Linduarte Noronha - cineasta e ex-diretor
- José Souto - jornalista e ex-diretor
- Cauby Peixoto - cantor
- Antonio Mariz - governador
- Sivuca - cantor e compositor
- Hermes Taurino - desportista
- Canhoto da Paraíba - músico
- Sevy Falcão - músico
- Pontes da Silva - projeto gráfico do livro
Salvo algum outro nome que não tomei conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário