19/06/2015
Cerca de 300 estudantes de duas escolas da Rede Pública de Ensino da cidade de Patos participaram, na tarde desta quarta-feira (17), da exposição de fotos e equipamentos históricos da Rádio Tabajara. O evento aconteceu no auditório do Fórum da Comarca, dentro da programação do projeto ‘Paraíba Cultural: Rainha das Espinharas – Educação, Cultura e Desenvolvimento’.
Na oportunidade, os alunos conheceram a história da primeira Rádio da Paraíba e como funciona um programa radiofônico, além dos detalhes técnicos. Depois, ocorreu a entrega de brindes entre os estudantes.
Para a estudante do 7º ano da Escola Estadual Rio Branco, Maria Aparecida, este é um dia histórico e que ficará marcado em toda sua vida. “Esse dia ficará marcado, pois é a minha primeira vez aqui no Fórum e tive a oportunidade de assistir a história da Rádio Tabajara”, ressaltou.
Do mesmo modo, o aluno da Escola Monsenhor Manoel Vieira, Felipe Wallace, falou da importância de conhecer de perto um pouco da historia radiofônica do Estado. “Acho de extrema importância essa aproximação da sociedade com o Judiciário e a Rádio Tabajara, porque sendo a Rádio mais antiga da Paraíba, com seu grande valor cultural, é muito importante que a população conheça mais sobre esse patrimônio da Paraíba”, afirmou.
Segundo o radialista da Tabajara, Aírton José, os alunos acompanharam de perto o formato lúdico de um programa de auditório, ao momento que conferiram imagens e objetos que formam uma espécie de linha do tempo de uma das rádios mais antigas do País.
“A gente precisa ensinar a juventude mais bela do mundo. O que precisa para esses jovens são oportunidades, são eventos deste porte que mostram também o que é o rádio e os meios de comunicação de massa”, disse.
Já o diretor do Fórum, juiz Ramonilson Alves Gomes, parabenizou mais uma vez a iniciativa do Tribunal de Justiça, da Escola Superior da Magistratura e a Rádio Tabajara na elaboração e programação do evento, bem como a participação dos alunos das duas escolas que tiveram a oportunidade de conhecer a história da Rádio no Estado.
“Em eventos como o Paraíba Cultural, podemos trazer parcelas da juventude patoense para este ambiente, por razões outras que não sejam amargura ou infelicidade, mas muito pelo contrário por uma razão de participação, de entretenimento e cultura”, afirmou o magistrado.
Homenagem - O ‘Paraíba Cultural’ foi idealizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, a Escola Superior da Magistratura (ESMA) e a Tabajara. O projeto vai até a esta quinta-feira (18), sempre no Fórum local e homenageará, na ocasião, o instrumentista, cantor e compositor Pinto do Acordeon, dentre outros personalidades que marcaram a história e a cultura do município de Patos. (Ascom/TJPB)